Radio Tupinamba AM

Radio Tupinamba AM

O espanhol Rafael Nadal conquistou pela 10ª vez o Masters 1000 de Monte Carlo e se tornou o tenista com mais títulos no saibro, ao derrotar neste domingo na final o compatriota Albert Ramos por 2-0, com parciais de 6-1 e 6-3.

Com 50 troféus no saibro, o espanhol de 30 anos supera o número de títulos nesta superfície que pertencia ao argentino Guillermo Vilas.

Desde 1968, quando o tênis foi profissionalizado, ninguém havia vencido um mesmo torneio dez vezes, nem sequer o suíço Roger Federer, com seus 18 títulos de Grand Slam.

A eliminação prematura do britânico Andy Murray, número 1 do mundo, do sérvio Novak Djokovic (N.2) e do suíço Stan Wawrinka (N.3) facilitaram a trajetória de Nadal no Principado.

O vínculo de Nadal com o Masters 1000 de Monte Carlo nasceu em 2003, quando o espanhol tinha apenas 16 anos. "Eu cheguei à terceira rodada, saindo do Qualifying... Nunca pensei que chegaria a este momento. Muito obrigado por tudo que fizeram por mim", afirmou após a cerimônia de premiação.

- Sem suspense -Nadal só perdeu uma final em Monte Carlo, contra Djokovic em 2013, quando defendia oito títulos seguidos no Principado, entre 2005 e 2012.

No dia seguinte ao duelo com o belga David Goffin (6-3, 6-1), manchado por um erro grave do árbitro da partida a seu favor, Nadal se mostrou imparável diante de um Albert Ramos que disputava sua primeira final de Masters 1000 e não viu a cor da bola.

Ramos, 29 anos, canhoto como Nadal, não conseguiu reproduzir o bom tênis apresentado durante toda a competição, na qual eliminou Murray nas oitavas de final e o croata Marin Cilic (N.8) nas quartas.

"Trata-se de um dos torneios mais bonitos da ATP. Na última segunda-feira eu não imaginava que estaria jogando a final diante de um dos grandes da história do tênis", afirmou Ramos, número 24 do mundo.

Após um primeiro set em que foi completamente dominado pelo rival, Ramos fez jogo mais duro no segundo, mas não conseguiu evitar com que Nadal chegasse ao 70º título na carreira, o primeiro do ano, após as derrotas nas finais do Aberto da Austrália, do ATP 500 de Acapulco e do Masters 1000 de Miami.

"O plano era pressioná-lo, mas ele foi bem demais no saque. Ele não jogou seu melhor tênis, mas realmente jogou em alto nível", concluiu Ramos.

Fonte: O Povo

O tenista cearense Thiago Monteiro (80°) conseguiu classificação para a chave do ATP 500 de Barcelona, neste domingo, 23. Ele derrotou o espanhol Jordi Montana (216º) por 6/1 6/7 (7/4) 6/1, após 2h05min e vai enfrentar o britânico Daniel Evans (44º) pela primeira rodada da chave principal.

"Foi um jogo bem duro, já sabia que meu adversário luta por todos os pontos e acredita em um bom momento para aumentar o nível, mas consegui me impor no terceiro set e dominei as ações. Estou muito feliz em entrar na chave de um ATP 500", disse Monteiro.

O cearense também comentou sobre as características do próximo adversário e como planeja vencê-lo. "Evans joga muito bem em condições um pouco mais rápidas, então vou tentar usar as condições daqui, um pouco mais lentas, ao meu favor e buscar um bom ritmo de jogo com confiança em busca da vitória".

O ATP 500 de Barcelona é jogado no saibro - como preparação para o Grand Slam de Roland Garros - e conta com premiação de 2,3 milhões de euros. O próximo jogo de Thiago acontece nesta segunda, às 7h30min (horário de Brasília).

Fonte: O Povo

O Barcelona venceu por 3 a 2 o Real Madrid, neste domingo pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, com direito a dois gols de Lionel Messi, que recolocou o clube catalão na liderança da competição.

O brasileiro Casemiro abriu o palcar aos 28 minutos de jogo para o Real, mas pouco depois Messi apareceu na área merengue, driblou a marcação e deixou tudo igual aos 33.

No segundo tempo, o croata Ivan Rakitic virou o jogo para o Barça aos 28 minutos com um chute de fora da área e o colombiano James Rodríguez voltou a empate a quatro minutos do fim do jogo. Nos acréscimos, Messi marcou seu segundo gol e deu à vitória aos catalães.

Com os dois gols marcados, Messi se consolidou como artilheiro do Campeonato Espanhol (31 gols) e da história do clássico (23), além de chegar à incrível marca de 500 gols pelo Barça, outro recorde.

A vitória permite ao Barça assumir a liderança da Liga Espanhola, empatado em pontos com o Real Madrid (75), mas o time da capital tem um trunfo: um jogo a menos, a cinco rodadas para o fim da competição.

A partida foi elétrica e, muitas vezes, violenta, mas ganhou em emoção no segundo tempo.

O destaque foi o duelo de Messi com seu marcador, o volante brasileiro Casemiro, que tinha a árdua missão de parar o astro argentino e não deixar que puxasse contra-ataques para o Barça. Com isso, o ex-volante do São Paulo passou perto de de ser expulso, abusando das faltas.

Messi voltou a mostrar seu melhor futebol e foi um pesadelo para a zaga do Real. O argentino também foi responsável pela expulsão de Sergio Ramos, que levou cartão vermelho direto por uma falta grosseira no craque do Barça, aos 33 minutos do segundo tempo.

- Messi dá vitória ao Barça -No primeiro tempo, o Real Madrid se mostrou mais ambicioso que o Barcelona e, com trocas de passes rápidas e precisas, chegou sucessivamente ao gol do alemão Marc-André Ter Stegen.

Enquanto isso, o Barça apostava nos contra-ataques, tudo baseado na qualidade de Messi, que não pôde contar com seu habitual parceiro, o brasileiro Neymar, suspenso.

Foi preciso esperar meia-hora de jogo para que o placar fosse aberto.

No lance, o brasileiro Marcelo cruzou uma bola na área do Barça e Sergio Ramos, vindo por trás, pegou de primeira. A bola bateu na trave e sobrou limpa para Casemiro, sem goleiro, empurrasse para as redes.

A alegria madrilenha durou pouco. Cinco minuto depois, Messi recebeu na entrada da área, driblou dois marcadores e chutou colocado, sem chances para Keylor Navas.

No segundo tempo, o Barça chegou à virada com um chutaço de fora da área de Rakitic, calando o estádio Santiago Bernabéu.

O Real, porém, deu o troco, respondendo rapidamente.

James Rodríguez, que acabara de entrar no lugar de Karim Benzema, aproveitou outro cruzamento de Marcelo e, com um toque, tirou de Ter-Stegen.

Quando tudo parecia que o clássico espanhol terminaria com um empate favorável ao Real, líder até então da Liga, Messi voltou a aprontar.

Nos acréscimos, Sergi Roberto armou contra-ataque, Jordi Alba recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Messi. O argentino, da marca do pênalti, chegou batendo colocado, como lhe é característico, dando a vitória ao Barça.

Fonte: O Povo

O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu na tarde de ontem aos 70 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado no hospital Vitória, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), desde o início de abril em decorrência de uma trombose na perna direita.
Segundo o site oficial do cantor, ele tinha 11 shows agendados até dezembro. O próximo seria na sexta (28) em evento fechado em Campinas. Na segunda (10), a família do cantor divulgou um comunicado pedindo apoio dos fãs. “Independentemente de seus credos, solicitem força e pronto restabelecimento ao querido amigo e cantor”, escreveram.

O cantor foi internado pela primeira vez em março para tratar da trombose. Duas semanas após receber alta, teve de voltar por conta do câncer, que acabara de ser descoberto.

Biografia
Jair Alves de Souza, o Jerry Adriani, nasceu em 29 de janeiro de 1947, na cidade de São Paulo. Seu primeiro disco, Italianíssimo, em que ele interpretava canções italianas, foi lançado em 1964. Seu segundo disco, Um Grande Amor, fez grande sucesso e ele passou a apresentar o programa Excelsior a Go Go, na TV Excelsior.

Na década de 1960, foi apresentador também de “A Grande Parada”, da TV Tupi. Neste último, apresentava grandes nomes da MPB do momento. Atuou ainda na novela “74.5: Uma Onda no Ar”, da TV Manchete.

No cinema, participou dos filmes “Essa Gatinha é Minha” (1966), “Jerry, a Grande Parada” (1967) e “Em Busca do Tesouro” (1967). Um de seus últimos trabalhos foi a gravação do CD e DVD Acústico ao Vivo, em 2008. Entre seus grandes sucessos estão as músicas Doce, Doce Amor, Querida, Tudo que É Bom Dura Pouco e Amor Querido.

Fonte: O Estado

O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas

O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (20), no Palácio da Abolição, o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Banco do Brasil. São R$ 6,6 bilhões de crédito para indústrias, beneficiando empresas que irão se instalar ou ampliar instalações no Estado.

170420 BANCO DO BRASIL ESTADO MG 1859 WEB

"Nesse momento difícil que o país enfrenta é preciso buscar com muita criatividade parcerias para a retomada do crescimento. Nós temos uma agência que atende empresas que querem se instalar no Ceará, para a geração de empregos. Com esse Termo de Cooperação, elas têm a garantia dos recursos, financiamento com mais agilidade e menos burocracia. Quero agradecer à Fiec e ao Banco do Brasil pela compreensão da necessidade de darmos as mãos. É um momento para celebrar essa parceria, que eu tenho certeza que teremos ótimos frutos", disse o governador.

O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas. O superintendente do banco no Ceará, Clóvis de Castro Júnior, explica que o acordo vai além da liberação dos créditos para as indústrias. "Esse valor de R$ 6,6 bilhões está disponível para cada empresa. Ou seja, de acordo com o projeto, o plano de investimento e a perspectiva de mercado que ela quer buscar, é possível que esse valor seja aumentado. O teto é ilimitado. Além disso, oferecemos soluções de eficiência operacional, digitais e tecnológicas, fluxo diferenciado no tratamento das propostas, treinamento e consultoria na área de Comércio Exterior".

170420 BANCO DO BRASIL ESTADO MG 1966 WEB

Atualmente, cerca de 420 empresas são atendidas pelos programas de incentivo da SDE e vinculadas. O Governo do Ceará vai selecionar e indicar empresas com perfil para apresentar propostas de investimento, visando proporcionar maior agilidade no atendimento nos processos.  

O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, disse que esse Termo de Cooperação Técnica vem em um momento bastante oportuno. "Essa semana saiu a notícia do aumento do PIB do Ceará, maior até do que o do país, num acumulado de mais de 2% nos primeiros meses do ano. Isso aquece a economia. Fatores como a assinatura do memorando de entendimento com o Porto de Roterdã, a Fraport vindo administrar o Aeroporto de Fortaleza, o Polo da Saúde no Eusébio, a ZPE, a Complexo Siderúrgico do Pecém. Com essa parceria, cria-se um movimento muito grande e condições para empresas se planejarem, terem acesso aos créditos, pois a questão do financiamento para o investimento é uma das principais dificuldades hoje".

Já a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) vai realizar a divulgação do termo e a mobilização das empresas, por meio de seus sindicatos filiados, para o estímulo e apoio de atividades exportadoras dos diversos setores industriais do Estado.

O presidente da Fiec, Beto Studart, destacou o empenho do Governo do Ceará em manter parcerias com as instituições não governamentais em busca de avanços para o Estado. "O que seria do Brasil se não fosse a agricultura bem desenvolvida? Se não fosse o Banco do Brasil, ela não teria esse espaço global que tem hoje. Nós empresários estamos juntos com o governador, focados no desenvolvimento do Estado do Ceará. É animador para mim, que acompanho o dia a dia dos nossos companheiros. E esse bom ambiente o Camilo vem conseguindo na base do diálogo, atraindo infraestrutura do exterior. É um momento especial e sei que vamos fazer a diferença daqui pra frente".

Uma comissão de acompanhamento entre as três partes será instituída para acompanhar as demandas.

Fonte: Governo do Ceará

A ação representa a conquista de uma luta de 12 anos para beneficiar os centros populacionais da localidade, permitindo restauração das infraestruturas para os trabalhadores que habitam o assentamento
   

170423 URUANAN CG2914 web   

Uma luta de 12 anos pelo direito à terra alcançou grande conquista no Ceará. Na manhã deste domingo (23), em Chorozinho, o governador Camilo Santana assinou o decreto para a desapropriação das áreas públicas da Fazenda Uruanan. A ação objetiva beneficiar os centros populacionais da localidade, permitindo restauração das infraestruturas para os trabalhadores que habitam o assentamento. O documento assinado pelo chefe do Executivo dá início a maior desapropriação da história do Ceará, parte integrante do maior programa de regularização fundiária do Brasil.

    Cerca de 1.400 famílias - de 390 residências - serão contempladas com a desapropriação de áreas comuns na região (escola, creche, postos de saúde, praças e ruas). Para Camilo Santana, o pontapé inicial para essa medida representa um momento de muita emoção e é algo histórico para o Estado.

   "Nós estamos falando de vidas, de pessoas que lutam pelo direito de ter a terra para produzir. Elas querem viver com dignidade. Há um aspecto social muito forte neste projeto de Uruanan. Aqui temos praticamente uma cidade de pequeno porte. São praticamente 5 mil pessoas morando na fazenda. Então é um momento histórico para o assentamento, por esses anos de lutas. E, a partir do momento que se for concretizado toda estrutura da parte rural, nós teremos aqui a maior desapropriação da história do Ceará", afirmou o governador.

    Com o decreto, a área desapropriada será de 1.8059 hectares e é composta por, além da terra nua, benfeitorias como casas, edificações, casa paroquial, duas cisternas, calçamentos, praça, quadras, escola, auditório, arquibancada, banheiros e cantinas. A desapropriação foi fundamentada através da lei de utilidade pública.

    O decreto para a Fazenda Uruanan é uma parceria amigável entre o Governo do Estado e a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione). O investimento na desapropriação é de R$ 2.144.374,93, sendo R$ 2.092,17 de área de terra nua e R$ 2.142.282,76 para edificações e benfeitorias já existentes no local.


    Desenvolvimento

    A desapropriação da localidade na Região Metropolitana de Fortaleza compõe o "Projeto Uruanan - Área Reforma da Pirangi", que foi instituído pelo Decreto Estadual nº 31.945, em 2 de maio de 2016. A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que reuniu prefeitos e gestores de Chorozinho, Aracoiaba, Cascavel e Ocara no último mês de janeiro.

    Os planos de Governo do Ceará e SDA envolvem a desapropriação de 10 mil hectares com recursos do Programa Nacional de Crédito Funciário (PNCF) e do Tesouro Estadual.

    "A luta pela terra de Uruanan tem 12 anos. Eu ainda era secretário do Desenvolvimento Agrário na época. Quem tem o poder de fazer as desapropriações por interesse social é o governo federal, através do Incra. E nós tentamos muito por meio desse caminho fazer a desapropriação, buscando a forma mais viável de garantir esse assentamento", expôs o governador.

    O titular da SDA, Dedé Teixeira, reforçou o compromisso da atual gestão estadual com os trabalhadores do campo, destacando que tudo será feito para que a produção dos agriculores familiares no Estado se mantenha em constante evolução.

    "Esse é apenas o começo de uma luta enorme, com o reconhecimento do governador Camilo Santana. Essa assinatura é fundamental para as próximas conquistas. Queremos desenvolver aqui um grande polo de desenvolvimento e de geração de renda e fazer dessa área a maior área de reforma agrária do Brasil", vibrou durante a solenidade.


    Recepção ao governador

170423 URUANAN CG3393 web   

Durante o evento na antiga fábrica da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione), o governador Camilo Santana visitou as áreas que serão desapropriadas e conversou com os trabalhadores e suas famílias que serão beneficiados com a ação. Depois da assinatura, o chefe do Executivo se juntou aos populares para um almoço.

    Além do secretário do Desenvolvimento Agrário, acompanharam o governador os deputados estaduais Evandro Leitão, Moisés Braz e Tin Gomes, os deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro, o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima (Carlinhos), o vereador de Fortaleza e presidente do Partido dos Trabalhadores na Capital, Acrísio Sena, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, os prefeitos dos municípios da região, dentre representantes de movimentos sociais e lideranças.  

    Em pronunciamento, o prefeito de Chorozinho, dr. Júnior, afirmou ser essa desapropriação um dos maiores momentos da história da região. E agradeceu os esforços do Governo do Ceará em tornar possível o fortalecimento da luta da comunidade. "Esse é um sonho de muito tempo. Muitas pessoas ficaram debaixo de sol e chuva para chegar até esse momento, em busca de oportunidade. Graças a Deus e a sensibilidade do governador, estamos hoje vendo esse sonho se tornar realidade".


    O início de novo tempo

    Ter mais estrutura para morar e tocar o trabalho na área rural foi o sonho dos moradores da Fazenda Uruanan durante mais de uma década. Exatamente 12 anos. Por isso, o momento de assinatura do decreto de desapropriação foi acompanhado de muita comemoração e esperanças por parte daqueles que dependem da reforma agrária para acreditar em dias melhores.

170423 URUANAN CG2346 web   

É o caso do agricultor Ivanildo Sales, 39, que mora na fazenda há quatro anos, mas sempre se dedicou à agricultura. Planta milho, feijão e melancia na região, além de trabalhar na colheita de caju, fruto que é a grande marca da produção local. Para ele, mais estrutura e qualidade de vida são as coisas mais esperadas por quem vive na fazenda. "Estamos há quase um ano sem energia. Usamos bateria com luz de LED na iluminação das casas. Creio que com essa ação do governador vai melhorar, vindo mais estrutura pra gente morar e viver bem". 

170423 URUANAN CG2351 web   

Lília Costa, 57, é uma das mulheres que se dedicam a hortas de quintal, plantio de grãos e confecção de bolos. Ela mora junto com o marido na Fazenda Uruanan, e acompanhou de perto a luta de mães e pais de família em busca de um lugar seguro para gerar o sustento de suas famílias. "Esse é um primeiro passo muito animador e cheio de esperança", emocionou-se ao comemorar a novidade.

170423 URUANAN CG2341 web   

Dentre as 1.400 famílias, está a da dona de casa Alexandra Tavares, 38. Ela mora junto dos cinco filhos e do marido, que trabalha em zona rural. Para ela, a certeza de ter um canto melhor para ver as crianças se desenvolverem dá ânimo e mais força no trabalho diário que tem dentro de casa e ajudando o companheiro na luta diária com a produção agrícola. "A gente passa por muita coisa. Isso vem para dar um apoio. Fico muito feliz com esse interesse de autoridades em resolver nossos problemas". 

Fonte: Governo do Ceará

A Secretaria da Educação de Sobral, através do Programa Integração AABB Comunidade Sobral, informa que estão abertas matrículas para novos alunos. O programa oferece, gratuitamente, natação, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol,  dança e apoio pedagógico para 115 estudantes matriculados na Rede Pública Municipal de Educação, com idade entre 6 e 12 anos.

Os pais interessados em inscrever seus filhos têm até o dia 27 de abril para comparecer ao clube AABB de Sobral, localizado na Avenida Gerardo Rangel, bairro Pedrinhas. É necessário apresentar cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade (RG) do estudante, declaração da escola, pasta escolar, atestado médico e uma foto 3x4. 

As atividades da AABB Comunidade terão início no dia 3 de maio e serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 17h. O programa AABB Comunidade é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Educação, que visa promover o desenvolvimento integral do estudante, por meio de atividades lúdicas educacionais, despertando a autoestima e os valores como, respeito, responsabilidade, afeto e generosidade.

Serviço:
Matrículas no AABB Comunidade de Sobral
Data: 18 a 27 de abril
Local: AABB de Sobral (Av. Gerardo Rangel, s/n, Pedrinhas)

Fonte: Blog de Sobral

Após quatro batalhas na fase de playoffs, em que cada equipe venceu duas partidas, Basquete Cearense e Paulistano fazem hoje o 5° e decisivo jogo para saber quem avança para as quartas de finais do Novo Basquete Brasil (NBB). O último jogo da série ocorrerá às 19h30min, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo.

Sem se deixar abater pela derrota no último sábado, quando desperdiçou a chance de conquistar a classificação em casa, o Basquete Cearense espera repetir as atuações do 2º e 3º duelos contra os paulistas, quando encaixou o seu melhor jogo e venceu a partida.

Além da vaga, o Carcará visa quebrar um tabu, já que nunca venceu um duelo de playoff do NBB. Foram três tentativas, diante Mogi (2016), Bauru (2014) e contra o próprio Paulistano (2013), ocasião em que foi superado por 3 a 2 na série.

Presente em todos esses duelos, o armador Davi Rossetto, que está no Basquete Cearense desde 2012, sabe do peso que a classificação teria para time. Por isso, prega foco total em busca da vitória.

“Temos que deixar tudo em quadra. É uma única oportunidade de fazer valer o trabalho da temporada inteira. Continuamos confiantes, e sinto a equipe muito bem preparada para esse desafio”, afirmou o atleta.

Fonte: O Povo

Os beneficiados participarão de próxima etapa do programa no mês de maio

 

Rthumbnail  MG 1523O Governo do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), o processo de validação das inscrições de 150 surdos que se candidataram à seleção do programa CNH Popular. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef-CE).

As pessoas com deficiência auditiva, que se inscreveram em pré-cadastro, participaram, nesta segunda-feira, da validação dos documentos no Detran. Os beneficiados participarão de próxima etapa do programa nos dias 16 e 17 de maio, quando farão os exames iniciais, como acuidade visual, medição de pressão e condições físicas, e farão a biometria, que é a captura da imagem do rosto e da digital dos 10 dedos das mãos.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, destacou a importância do acolhimento dos surdos no processo de seleção no programa Carteira de Motorista Popular. Ele afirmou que o Detran dará sequência ao seu trabalho social, que possibilitou a mais de 120 mil pessoas estarem com a sua carteira de motorista, após aprovação em todo o processo de habilitação para dirigir veículos, sem nenhum custo, por ser financiado integralmente pelo Governo do Ceará, por meio do programa Carteira de Motorista Popular.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, a coordenadoria realizou a articulação para viabilizar a participação dos intérpretes de libras em todo o processo no Detran. "É mais um direito assegurado a essas pessoas que, com certeza, irá facilitar não somente sua autonomia, mas também abre portas no mercado de trabalho. Essa ação é uma demanda antiga apresentada pelo representante da deficiência auditiva no Cedef à coordenadoria especial e ao Gabinete da Primeira-Dama, onde buscamos de maneira articulada com o Detran viabilizar a execução dessa iniciativa inovadora e muito importante para o segmento".

Nas etapas posteriores, eles assistirão às aulas de legislação nas autoescolas, com 45 horas/aula de carga horária; farão o exame teórico, com acesso a vídeo, com tradutor de libras, a língua brasileira de sinais, para depois digitar a alternativa da resposta; e terão aulas de prática de direção, com 20 horas/aula, para quem se candidatou para obter a carteira categoria A, para conduzir motocicleta, e 25 horas/aula para quem se candidatou a carteira a categoria B, para dirigi carro; e, finalmente, o exame prático.

Fonte: Governo do Ceará

A seca do Ceará tem perdido força desde o início da quadra chuvosa deste ano, em fevereiro. É o que indica o acompanhamento da Agência Nacional das Águas (ANA), por meio do Monitor de Secas do Nordeste. Nos últimos três meses, o Estado conseguiu reduzir o índice de severidade da estiagem, saindo do mais crítico e avançado patamar da escala — o de “seca excepcional” — para níveis mais brandos, como o de “seca fraca” e “grave”. A tendência de melhora, no entanto, preocupa com a diminuição das chuvas registrada neste mês.

Em janeiro, antes do início do período chuvoso, o Ceará tinha 63,6% do território considerado em “seca excepcional”. O nível é caracterizada pela perda generalizada de pasto e o surgimento de situações de emergência em razão da escassez de água. Foi a situação mais dramática observada no Estado desde dezembro de 2015.

No último levantamento, referente a março, o Estado conseguiu alcançar uma condição mais favorável. Já não existem regiões do Ceará em seca considerada excepcional. A maior parte do território cearense (46,06%) está em seca fraca, seguida da condição grave (35,76%). Nesses níveis, ainda são observados problemas como a falta de recursos hídricos, mas os pastos apresentam melhora, assim como a agricultura.

Chuvas

O registro de chuvas acima da média a partir de fevereiro deste ano é a principal justificativa para essa evolução. É o que aponta o meteorologista David Ferran, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). “A quadra chuvosa deste ano ainda nem terminou e já conseguiu superar todo o período do ano passado”, cita.

Em 2016, o acumulado de chuvas entre o período de maiores precipitações — fevereiro a maio — ficou com 327,4 milímetros (mm). Este ano, as chuvas já somam 450,2 mm de fevereiro até ontem, faltando cerca de um mês e duas semanas para o fim da quadra chuvosa.

Abril

A tendência de chuvas acima da média, contudo, pode ser interrompida neste mês. A esta altura, já com mais de duas semanas, abril ainda não conseguiu alcançar a metade da média histórica para o mês. As chuvas acumuladas até aqui foram de 90,6 mm. O normal observado para todo o mês abril é de 188,0 mm.

O volume de precipitações pode influenciar na redução da severidade da seca no Estado. “Essa melhora vai depender das chuvas registradas daqui pra frente. Se chover bastante, bem acima da média, pode ser que algumas regiões reduzam a severidade da seca”, considera Ferran.

De acordo com o meteorologista, não é possível dizer se abril deve alcançar a média histórica. Isso porque a Funceme só oferece prognóstico para meses separadamente.

Saiba mais

 

Acompanhamento

O Monitor de Secas é um mecanismo do Governo Federal de controle e acompanhamento da evolução da estiagem no Nordeste. As informações são atualizadas mensalmente.Nordeste

Em toda a região Nordeste, houve uma melhora na severidade da seca na porção mais ao norte. Em janeiro, quase toda a região estava em condição de seca extrema ou excepcional. Em março, apenas parte do estado do Maranhão estava sem estiagem.

Contingência

No Ceará, 18 dos 184 municípios continuam em situação de contingência, de acordo com a Cagece. Nesses locais, há ações como rodízio de abastecimento e uso de carros-pipa.Os municípios são: Apuiarés, Araripe, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ipaumirim, Iracema, Mombaça, Mulungu, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Potiretama, Salitre e Umari. 

Fonte: O Povo

Pagina 1 de 169