Radio Tupinamba AM

Radio Tupinamba AM

O Real Madrid está na final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, os Merengues visitaram o rival Atlético de Madrid, no Estádio Vicente Calderón, no jogo de volta das semifinais do torneio continental, e até chegaram a sofrer um susto. No entanto, conseguiram se recuperar e se aproveitar da vantagem construída no primeiro jogo para garantir vaga na decisão mesmo com uma derrota por 2 a 1.

Saúl e Griezmann marcaram dois gols para o Atlético de Madrid logo nos minutos iniciais para colocar emoção no confronto. No entanto, o Real Madrid foi frio para diminuir com Isco no final da primeira etapa e administrar a vantagem de 3 a 0 construída no jogo de ida para se garantir na grande final do torneio continental.

Com a vitória, o Real Madrid, que é o maior vencedor da história da Liga dos Campeões, garantiu vaga para a grande final da Liga dos Campeões de 2017, a 15ª que disputa na história da competição. O duelo está marcado para o dia 3 de junho, um sábado, às 15h45(de Brasília). O local da partida será o Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales.

O jogo – A partida teve inicio com grande intensidade. Logo aos quatro minutos, Koke aproveitou cruzamento de Carrasco e finalizou exigindo boa defesa de Navas. O Real Madrid respondeu na sequência, aos seis, em cabeçada de Casemiro que obrigou Oblak a se esticar para salvar.

O grande beneficiado do início de jogo intenso, no entanto, foi o Atlético de Madrid, que logo conseguiu abrir o placar. Aos 11 minutos, Saúl aproveitou cobrança de escanteio de Koke da esquerda e se antecipou à defesa para cabecear e dar a vantagem aos Colchoneros.

Precisando de uma goleada para reverter a desvantagem no placar agregado, o Atlético seguiu em cima e logo ampliou. Aos 14 minutos, Fernando Torres foi derrubado por Varane dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Griezmann foi para a cobrança, aos 15, e bateu mal. No entanto, Navas não conseguiu chegar para evitar o gol e a bola acabou no fundo da rede.

Nos minutos seguintes, o jogo ficou morno, com as duas equipes realizando entradas duras e cometendo muitas faltas. Com isso, as chances foram poucas até os minutos finais.

Foi então que o Real Madrid se aproveitou de uma grande jogada individual para diminuir o placar. Aos 41 minutos, Benzema deu um lindo drible na linha de fundo, passando por três, e rolou para Toni Kross. O alemão chutou para grande defesa de Oblak. Porém, no rebote, Isco apareceu livre para completar para a rede e aliviar a situação dos Merengues antes do intervalo.

Após frear a reação do Atlético de Madrid com um gol no fim da primeira etapa, o Real Madrid voltou melhor para o segundo. Com isso, quase marcou aos dois minutos. Cristiano Ronaldo cobrou falta direto para o gol e Oblak teve que espalmar para evitar o segundo dos Merengues.

Os Colchoneros responderam em cobrança de falta perigosa de Griezmann, aos quatro minutos. No entanto, aos nove, os Merengues assustaram novamente em chute de fora da área de Isco.

No decorrer do segundo tempo, o volume de jogo do Atlético aumentou. Com isso, a equipe da casa teve uma chance impressionante de marcar. Aos 21 minutos, Carrasco ganhou a disputa com Danilo, passou por Varane e finalizou para uma grande defesa de Navas. Gameiro ficou com o rebote dentro de frente para a meta e cabeceou, mas o goleiro costarriquenho fez outra intervenção, esta ainda mais impressionante, para evitar o gol.

O Real Madrid respondeu na sequência. Aos 23, Modric pegou rebote na entrada da área e chutou para o gol. Cristiano Ronaldo desviou para a rede, mas o árbitro marcou posição de impedimento em lance difícil.

Nos minutos seguintes, o jogo ficou lá e cá. O Atlético assustou em chute de Griezmann aos 25. Benzema respondeu em cabeceio aos 28 minutos na rede pelo lado de fora. Os Colconeros ainda tiveram outra chance aos 31, com Gameiro, mas o atacante não conseguiu finalizar ao ser atrapalhado por Sergio Ramos.

Nos instantes finais, o Atlético de Madrid se conformou com a eliminação e as oportunidades de gols passaram a diminuir. Com isso, o Real conseguiu administrar a vantagem e garantir vaga na grande final da Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO DE MADRID 2X1 REAL MADRID


Local: Estádio Vicente Calderón, em Madri (Espanha)
Data: 10 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran (Turquia) e Tarik Ongun (Turquia)
Cartões Amarelos: Savic, Gabi, Ángel Correa e Godín (Atlético de Madrid); Danilo e Sergio Ramos(Real Madrid)
Cartões Vermelhos: Nenhum

GOLS:
ATLÉTICO DE MADRID – Saúl, aos 11, e Griezmann aos 15 minutos do primeiro tempo
REAL MADRID – Isco, aos 41 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO DE MADRID: Jan Oblak, José Giménez(Partey), Stefan Savic, Diego Godín e Filipe Luís; Gabi, Koke(Ángel Correa), Saúl Ñíguez e Yannick Carrasco; Antoine Griezmann e Fernando Torres(Gameiro)
Técnico: Diego Simeone

REAL MADRID: Keylor Navas, Danilo, Sergio Ramos, Raphaël Varane e Marcelo; Casemiro(Lucas Vázquez), Luka Modric, Toni Kroos e Isco(Morata); Cristiano Ronaldo e Karim Benzema(Asensio)
Técnico: Zinedine Zidane.

Fonte: O Povo

No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018

Em reunião de monitoramento do programa "Em Defesa da Vida", na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (10), o governador Camilo Santana anunciou que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de reforçar a presença do efetivo especializado em municípios do interior do Estado.

WEB 170510 SSPDS MG 0301

O BPRaio na Capital conta hoje com 38 equipes, 397 policiais militares, 350 motos e seis viaturas. Serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape e Eusébio somarão 26 equipes, 39 policiais militares, 100 motos e seis viaturas.

No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018. O projeto de interiorização do BPRaio no Estado prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Através da ação, oito cidades já receberam a estrutura da Polícia Militar: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá. Além destes municípios, o Raio atende a outros municípios próximos de cada localidade, alcançando 171 municípios ao todo.

Segundo Camilo Santana, a ampliação do policiamento é fundamental para o combate à criminalidade em território cearense. Este investimento, destaca o chefe do Executivo, caminha junto ao desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, a exemplo das últimas promoções de policiais e bombeiros militares, posse de novos policiais civis, Delegacias com Atendimento 24 horas, dentre outros avanços estruturais.  

"Onde o Governo do Ceará implantou o Raio nós tivemos resultados muito positivos de redução da violência, temos pesquisas em relação a isso. Decidimos, então, ampliar o Raio. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico. Todos os municípios da Região Metropolitana terão. E a meta em Fortaleza é dobrar, dividindo a cidade em territórios menores com a presença mais forte da polícia", detalhou o governador.


Reunião da Segurança

O Governo do Ceará também divulgou, na reunião na SSPDS, o consolidado dos índices de Crimes contra o Patrimônio (CVPs) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), referente ao mês de abril. Pelo quarto mês consecutivo, o número de roubos apresentou queda no Estado.

A redução dos CVPs no Estado, em abril, foi de 7,3%, comparados ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2016 os roubos somaram 6.499, neste ano o número foi de 6.026 (- 473 a menos). Na Capital, a queda foi de 8,1% (de 4.154 em 2016 para 3.819 em 2017).

Os furtos também seguem em queda no Ceará. Se em março os índices caíram 8,9%, no mês de abril a redução fechou em 9,5% (de 4.677 em 2016 para 3.233 em 2017). Em Fortaleza, a diminuição de furtos chegou a 17,3% (de 2.683 em 2016 para 2.218 em 2017).

No acumulado deste ano, de janeiro a abril, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda de roubos e furtos apresentam queda em todo o Estado de, respectivamente, 8% e 6,7%.

Enquanto isso, os índices de CVLIs (homicídios) no Ceará apresentou acréscimo de 37% no mês de abril (de 274 em 2016 para 377 em 2017). Na capital cearense, o aumento foi de 86,7% (de 75 em 2016 para 140 em 2017).

O secretário da Segurança e Defesa Social, André Costa, ressaltou que hoje as Forças de Segurança do Estado atuam em regiões antes nunca exploradas em Fortaleza e em outros municípios do Ceará. Essa presença mais intensa das polícias na área de mais ações da criminalidade, destaca o titular da SSPDS, também causa reações que contribuem para a variação nos índices apresentados. "A gente vai continuar ampliando o trabalho. Não podemos permitir que os territórios fiquem nas mãos do crime organizado. Estamos fazendo esse enfrentamento e impedindo a ação e, claro, isso gera uma reação, efeitos colaterais. Mas a gente vai sempre trabalhar para melhorar e diminuir o impacto desses índices", disse Costa.


Continuidade nas ações

Ao longo do evento da Segurança Pública, Camilo Santana ressaltou a necessidade de se continuar ampliando as ações e fortalecendo as equipes para combater a violência em todo o Estado. O governador garantiu que, hoje, a variação dos CVLIs é preocupação central no debate junto à equipe da SSPDS e de todos os órgãos vinculados.

"Vamos trabalhar para identificar mais precisamente o que está ocorrendo, principalmente neste mês de abril, que foi um mês muito atípico em relação ao que vinha acontecendo no Ceará. Estou incomodado com essa situação, tanto que tenho determinado aqui a presença mais forte da polícia. O secretário tem fortalecido as operações no Estado, principalmente em Fortaleza, na ocupação de áreas em que antes a polícia não entrava. Procuro dar todo o apoio necessário, na contratação de mais pessoal, de mais equipamento, de mais estrutura e recursos", afirmou.

O chefe do Executivo também destacou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal em políticas nacionais para Segurança Pública. Para ele, apenas com uma estrutura conjunta com trabalho intenso da Forças de Segurança e o cumprimento mais efetivo do papel da Justiça, é possível evoluir no combate à criminalidade. "Não basta só a presença da polícia na rua. É preciso também investigação, colocar os mandantes dos crimes na cadeia, assim como o julgamento deles, para que não haja impunidade. É essa reorganização que precisa ser feita", concluiu.

Fonte: Governo do Ceará

 

O preço médio da gasolina no Ceará passou por aumento de R$ 0,13 no período de uma semana. De acordo com o levantamento da Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP), o valor médio do combustível no estado chegou R$ 3,86 na semana entre os dias 30 de abril e 6 de maio. Na semana anterior, o preço já registrava aumento, chegando a R$ 3,73.

Na configuração mais recente, o Ceará encontra-se como o 5º estado brasileiro com preço médio de gasolina mais caro, atrás do Acre (R$ 4,23); Rio de Janeiro (R$ 3,96); Pará (R$ 3, 94) e Rondônia (R$ 3,86). No Brasil, a média do valor da gasolina está em R$ 3,63.

 Ceará

 Dentre os 203 postos de combustíveis em 16 cidades cearenses pesquisadas pela ANP, a gasolina mais barata foi encontrada nos municípios de Crato e Morada Nova, custando R$ 3,69. Já o preço mais caro foi notificado em Canindé, onde o combustível chega a custar R$ 4,18.

Em Fortaleza, a média de preço gira em torno de R$ 3,87, com variação entre R$ 3,79 e R$ 3,89.

 Etanol

 O etanol, por sua vez, passou por aumento no preço médio, após uma leve redução. Se na última semana de abril o índice no Ceará chegou a R$ 3,15, agora a média alcança R$ 3,21, num aumento de R$ 0,06.

Nos 185 postos pesquisados, o preço mais barato foi encontrado num posto de combustíveis em Maracanaú, a R$ 2,99. Já o mais caro estava em Itapipoca, a R$ 3,46. O município também registrou a maior média, a R$ 3,38. Já em Fortaleza, a média de preço foi estabelecida em R$ 3,21, variando entre R$ 3,15 e R$ 3,39.

 

Evolução do preço médio da gasolina no Ceará

 

 

  • 10 de maio: R$3,86
  • 1º de maio: R$ 3,73
  • 25 de abril: R$ 3,62
  • 17 de abril: R$ 3,61
  • 10 de abril: R$ 3,68
  • 3 de abril: R$ 3,75

Fonte: G1/CE

 

 
 

Uma produção independente realizada por diversos produtores audiovisuais do município de Meruoca será lançada, nesta quinta-feira (11/05), no Cine Falb Rangel da Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José - 292 - Centro). 

A série cinematográfica conta com três curtas metragens gravados em Meruoca, Sobral e Forquilha e narra várias histórias envolvendo pessoas das cidades e suas experiências com aparições sobrenaturais. Também será realizada uma roda de conversa com os idealizadores da série sobre a produção e difusão do cinema regional. 

A atividade é uma realização da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e Argumento Filmes, em parceria com a Promova e com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. 

Fonte: Blog de Sobral

Uma operação na cidade de Sobral, no interior do Ceará, resultou na prisão de doze pessoas. Eles são suspeitos de envolvimento em ações criminosas pela região.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação teve início na tarde da quarta-feira (3) e foi concluída nesta quinta-feira (4). Foram apreendidos entorpecentes e duas armas de fogo.

Foram 141 profissionais envolvidos na operação, sendo 11 policiais lotados na SSPDS, 60 policiais militares e 70 policiais civis de várias delegacias do Interior Norte do Estado.

A primeira etapa ocorreu na tarde de quarta, cinco suspeitos foram capturados e um jovem apreendido, no residencial Caiçara, em Sobral. Com o grupo, os policiais apreenderam dois revólveres,21 munições, R$ 68,00 em espécie e aparelhos celulares. Outras munições também foram apreendidas no interior dos apartamentos onde estavam os indivíduos.

A segunda parte da ação foi realizada nesta quinta e resultou nas capturas de sete suspeitos. Quatro suspeitos foram autuados em flagrante por porte e posse de munições de arma de fogo. Outras duas pessoas foram presas por tráfico de drogas. Por fim, um outro suspeito foi autuado por condição análoga à escravidão, por manter pessoas trabalhando como agricultores, em sua propriedade, sob condições sub-humanas.

Fonte: G1/CE

Camilo Santana ressaltou que esta é mais uma etapa que se cumpre dentro das diversas ações do governo para estimular e preparar melhor os alunos da rede estadual rumo ao Ensino Superior


170504 AVANCE BOLSA CG7945 web

O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (4), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, a lei que cria o "Avance - Programa Bolsa Universitário". A ação tem o objetivo de melhorar, por meio de auxílio financeiro, as condições de acesso à universidade para alunos de baixa renda da rede pública estadual. A solenidade contou com a presença de 1.000 estudantes do Ensino Médio de escolas do Estado, além do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e da vice-governadora, Izolda Cela.

Através do novo programa, o Governo do Ceará irá ofertar bolsa de R$ 937,00, durante o período de seis meses no primeiro ano do Ensino Superior, a alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública e estão matriculados em curso de graduação de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. Em 2017, 1.000 estudantes serão contemplados com o benefício.

170504 AVANCE BOLSA MVS6077 web

Camilo Santana ressaltou que esta é mais uma etapa que se cumpre dentro das diversas ações do governo para estimular e preparar melhor os alunos da rede estadual rumo ao Ensino Superior. O chefe do Executivo lembrou de resultados expressivos da Educação no Ceará nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de políticas públicas por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa, oferta de cursos profissionalizantes, além de reformas estruturais na Educação do Estado. Agora, segundo ele, é hora de continuar ajudando os alunos que são frutos desta melhora do ensino nas escolas.

"Estamos tendo um avanço muito grande no Ceará de alunos oriundos de escola pública que ingressam nas universidades. E muitas vezes o aluno do Interior que passa em universidade de Fortaleza, de Sobral, ou de Juazeiro do Norte tem dificuldade de se manter na cidade por falta de condições financeiras. A ideia é que a gente possa, com o programa, apoiar e acolher esses estudantes de baixa renda para que eles possam ter auxílio e conseguirem se estabilizar no lugar onde forem estudar", explicou o governador.

As inscrições para o Avance ocorrerão por meio de edital a ser divulgado pela Secretaria da Educação (Seduc). Para se candidatar à bolsa, o estudante deve ser membro de família beneficiária do Programa Bolsa Família do Governo Federal e ter obtido média igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o titular da Seduc, Idilvan Alencar, o programa reforça que a escola pública tem valor. E também que é relevante para o Estado ter alunos da rede estadual alcançando sucesso no Ensino Superior, cursando a universidade do início ao fim. A preocupação com esta ação é, diz o secretário, não ver aluno desistir por motivos exteriores ao estudo. "Isso é uma política para motivar todos os alunos da rede estadual. Essa bolsa dá uma certa estabilidade para que, em seis meses, ele consiga um emprego e adquirir uma condição financeira".


Representatividade

170504 AVANCE BOLSA MVS6042 web

Estudar para alcançar um futuro melhor, sim. Mas a luta de estudantes de escola pública vai além disso. É a de mostrar que é possível conquistar voos altos no Ensino Superior, disputar vagas com alunos de instituições particulares e garantir espaço. Estudante do 3º ano, Vitória da Silva, 17, traz consigo esse pensamento e militância. "Todo o apoio ao aluno de escola pública é importante e válido. É difícil para nós ingressarmos em universidades, mas a gente está conseguindo. E a universidade pública é feita para o aluno que mais necessita. Quanto mais estudantes de escola pública estiverem ingressando em universidades pública, mais igualitária nossa sociedade vai ser. Por isso, essa bolsa vai ser uma ajuda muito grande para que todos os estudantes sigam motivados e sem que a falta de condições atrapalhe seus cursos", afirmou a jovem, que pretende estudar Engenharia Civil.

170504 AVANCE BOLSA MVS6039 web

Willian Ribeiro, 16, compartilha do mesmo pensamento. Aluno do último ano do Ensino Médio, ele já projeta a vida profissional como engenheiro mecânico. Mas, para isso, garante que ter uma estrutura pública como suporte é essencial para o sucesso. "A maioria dos estudantes de escola pública têm baixa renda. Então, quanto mais pessoas que ascendam socialmente, relacionado ao estudo e ao conhecimento, é melhor tanto para a família da pessoa quanto para o crescimento do país".

A vice-governadora Izolda Cela comemora a determinação adotada pelos estudantes da rede estadual nos últimos anos. Em seu discurso aos alunos, a ex-secretária da Educação garantiu que o Estado não medirá esforços para que as conquistas de cada um continuem a evoluir. "A nossa sociedade fica mais forte com essas conquistas da juventude. Cabe ao governo o compromisso de garantir que as desigualdades não pesem ainda mais sobre a história dos jovens cearenses. Nosso objetivo é que ninguém perca uma boa oportunidade por falta de condição financeira de se manter", disse.


Ingresso no Ensino Superior

Entre 2015 e 2016, o índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

A entrada de 5.795 estudantes em universidades públicas também demonstra crescimento no mesmo período. Em 2015, foram 4.502 alunos. A aprovação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantiu o ingresso de 4.004 alunos, em 2016. O resultado de 2015 mostra que 2.669 jovens obtiveram a mesma oportunidade.

Ainda sobre as universidades públicas, 1.791 estudantes entraram por meio de vestibulares realizados no ano passado.

Com relação à rede privada, 1.924 foram selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que também usa como base as notas do Enem para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em cursos de graduação em instituições privadas.

Fonte: Governo do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC), em convênio com a Secretaria da Educação de Sobral, lançou os editais de seleção para quatro cursos de especialização: “Direitos Humanos”, “Educação Ambiental”, “Educação de Jovens Adultos” e “Gênero e Diversidade na Escola”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho.

São oferecidas 600 vagas, sendo 150 vagas em cada curso, para profissionais da Rede Pública de Ensino de Sobral e de todo o Estado do Ceará. “Essa é uma excelente oportunidade para professores da rede pública realizarem o sonho de fazer uma pós-graduação, sem comprometer parte de seu salário e com a garantia de uma instituição reconhecida pela sua excelente qualidade”, destacou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Os cursos são voltados para professores de Geografia, Biologia, História, Filosofia, Sociologia e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de 18 meses e carga horária total de 432 horas/aulas, distribuídas em atividades teóricas e práticas. Todos os cursos são gratuitos e certificados pela UFC, com aulas aos sábados, em Sobral, no Campus da UFC, no Mucambinho. Em breve, serão lançados novos editais de especialização em Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

O processo seletivo será realizado pela coordenação geral dos cursos e a classificação final dos candidatos levará em conta o somatório das pontuações da análise do Histórico Escolar. O resultado da seleção dos candidatos será divulgado no dia 15 de agosto, no blog: http://seducsobral.blogspot.com.br.

INSCRIÇÕES:

Especialização em Direitos Humanos
Inscrições: https://goo.gl/FFbMgi
Edital: https://goo.gl/WKB81K

Especialização em Educação Ambiental
Inscrições: https://goo.gl/R5jkC2
Edital: https://goo.gl/aYKfQc

Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Inscrições: https://goo.gl/LrBnLx
Edital: https://goo.gl/3UZspO

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Inscrições: https://goo.gl/Z3JRlT
Edital: https://goo.gl/3R8z2p

Fonte: Blog de Sobral

No próximo sábado (06/05), a partir das 8h, será realizado o Bazar Solidário, na Praça de Cuba. Serão vendidos peças artesanais, produtos da agricultura familiar e comidas típicas, com o objetivo de apoiar e fortalecer a comercialização dos artigos produzidos pelos artesãos e por agricultores familiares, da zona rural de Sobral, como forma de garantir a ampliação da renda. 

A ação conta o apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com Associação dos Artesãos de Sobral (ASAS). 

Serviço:
Bazar Solidário
Local: Praça de Cuba
Horário: 8h
Acesso: Gratuito

Fonte: Blog de Sobral

O comitê gestor da Brasil Futebol Americano (BFA) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro de 2017. Esse é o primeiro torneio organizado pelos próprios times.

O BFA conta com 30 equipes divididas em quatro conferências Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O campeonato tem início no dia 01 de julho deste ano.

Serão 95 jogos no total, sendo 80 de temporada regular, 12 de playoffs regionais e 3 de playoffs nacionais. A grande final do BFA, o Brasil Bowl, será realizada no dia 9 de dezembro.

O Ceará Caçadores, único time cearense a participar da elite do futebol americano nacional, já sabe quem vai enfrentar na rodada inicial. No jogo de abertura da Conferência Nordeste, o time cearense enfrenta o Ufersa Petroleiros de Mossoró (RN), em Fortaleza.

Ainda na primeira fase, os Caçadores jogam contra o Tropa Campina (PB) (fora), Bulls Potiguares (RN) (casa), Recife Mariners (PE) (fora), João Pessoa Espectros (PB) (fora) e Recife Pirates (PE) (casa).

O presidente do Ceará Caçadores, Bruno Rocha, faz uma avaliação referente a nova forma de administração e da fórmula de disputa do campeonato deste ano.

“O campeonato passou a ser gerido pelos times, com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que é a entidade que rege o FA no Brasil. Essa mudança serve principalmente para podermos ter uma organização mais voltada à realidade de cada região, onde cada conferência montou sua própria tabela e formato de disputa”, explica o presidente.

Conferência Nordeste

Durante a etapa inicial serão realizados 24 confrontos no grupo. Pelas regras do campeonato, na Conferência Nordeste, as oito equipes dividem-se em dois grupos de quatro times, com grupo Norte e Sul.

Segundo Bruno Rocha, na Conferência Nordeste, o formato de disputa é o mesmo do ano passado, e com certeza vai ser ainda mais disputado.

“Vamos enfrentar duas pedreiras fora de casa (Espectros e Mariners), então temos que estar preparados se quisermos passar da fase de grupos com a mesma vantagem que tivemos nos últimos anos e mandar um jogo de semi-final em casa”, diz Bruno.

Nas disputas, as equipes jogam contra todos os times dentro do próprio grupo e três jogos com adversários do outro grupo, sendo a regra para definir os confrontos, onde o 1º do grupo não enfrenta 4º colocado e o 2º não enfrenta 3º.

Grupo Norte: Ceará Caçadores, Bulls Potiguares, Ufersa Petroleiros e Tropa Campina

Grupo Sul: João Pessoa Espectros, Recife Mariners, Recife Pirates e Vitória da Bahia.

Após os playoffs, o campeão regional avança aos playoffs nacionais. No nacional, o campeão do Nordeste enfrenta o campeão do Centro Oeste, e o vencedor do duelo, vai disputar o Brasil Bowl contra o vencedor do jogo entre o campeão da Conferência Sudeste e o vencedor da Conferência Sul.

Fonte: Tribuna do Ceará

Em um time com tantas glórias, muitas delas conquistadas à base de angústia e sofrimento, não dá para dizer que o 44º título estadual do Ceará foi obtido a duras penas. Nem mesmo o terceiro jogo se fez necessário. O Vovô saiu do Castelão na noite de ontem com mais uma taça para sua galeria. As duas vitórias sobre o Ferroviário — 1 a 0 no dia 30 e 2 a 0 ontem — deram a tônica do que foi a edição 2017 do Campeonato Cearense: sem oferecer adversários à altura de um Alvinegro que não precisou encantar para vencer.

Um personagem se mostrou fundamental para este título. Com jeitão de professor que não dá mole para a turma do fundão, o técnico Givanildo Oliveira foi também a cara do Ceará no Estadual. Vale lembrar que Gilmar Dal Pozzo, seu antecessor, saíra em fevereiro, sofrendo ameaças da torcida no aeroporto.

Givanildo trouxe consigo a calmaria a Porangabuçu. Recuperou o respeito da torcida pelo time que fora eliminado pelo Boavista na 1ª fase da Copa do Brasil e equilibrou a equipe o suficiente para conseguir mais um título cearense.

Com o treinador “raiz” no comando, o Ceará passou a ser um time seguro defensivamente. O Alvinegro encarou os três jogos da semifinal e os dois da final do Estadual sem sofrer gols.

Verdade seja dita que, em um campeonato fraco tecnicamente, os outros times não ofereceram resistência durante a competição. Nem mesmo o rival Fortaleza, que não fez nada certo em 2017 a não ser impor a única derrota do Ceará no campeonato (ainda sob o comando do técnico Dal Pozzo).

Rival na decisão, o Ferroviário fica, sim, triste pelo vice-campeonato. Mas orgulhoso de sair de uma perspectiva zero, montar um time às pressas e chegar à final, garantindo calendário cheio para 2018 com Copas do Nordeste e do Brasil e Série D do Brasileiro.

Mas isso não foi o suficiente para vencer um time melhor tecnicamente e comandado por um treinador talhado para vencer campeonatos estaduais. O de ontem foi nada menos que o 14º na carreira como técnico — como jogador Givanildo acumula 11.

Depois da ressaca do título, a concentração do Ceará se volta para mais uma tentativa de acesso à Série A do Brasileiro. O time estreia no dia 12, em Alagoas, contra o CRB.

No torcedor mais pessimista fica a desconfiança de como vai a campo um time pouco exigido até agora em 2017.

No mais otimista, a esperança de que Givanildo leve para o restante do ano outra característica sua. As cinco promoções nacionais obtidas como treinador que lhe deram a alcunha de “rei do acesso”.

É apostar como fez o presidente Robinson de Castro. “Tudo que ele toca (Givanildo) vira ouro”, diz.

CAMPANHA

1ª fase

18/1 - Maranguape 0 x 2 Ceará

22/1 - Fortaleza 1 x 0 Ceará

29/1 - Ceará 2 x 1 Guarany-S

1/2 - Ceará 1 x 0 Tiradentes

4/2 - Ceará 1 x 0 Ferroviário

9/2 - Ceará 2 x 0 Horizonte

12/2 - Itapipoca 1 x 1 Ceará

19/2 - Guarani-J 0 x 1 Ceará

5/3 - Uniclinic 2 x 2 CearáQuartas de Final

19/3 - Uniclinic 1 x 3 Ceará

25/3 - Ceará 4 x 1 UniclinicSemifinais

5/4 - Guarani-J 0 x 0 Ceará

16/4 - Ceará 2 x 0 Guarani-J

22/4 - Ceará 1 x 0 Guarani-J

Finais

30/4 - Ferroviário 0 x 1 Ceará

3/5 - Ceará 2x0 Ferroviário

 

ARTILHARIA DO TIME

Magno Alves - 7 gols

Alex Amado - 2

Lelê - 2

Luiz Otávio - 2

Richardson - 2

Wallace Pernambucano - 2

Douglas Baggio - 1

Lucas - 1

Maxi Biancucchi - 1

Rafael Costa - 1

Rafael Pereira - 1

Rafinha - 1

Tiago Cametá -1

Raul -1

Números

 

44

É o número de títulos estaduais do Ceará. O Fortaleza tem 41 e nove são do Ferroviário

Fonte: O Povo

Pagina 1 de 172